Página inicial > Notícias > Campus Carmo de Minas marca presença na sexta edição da OMIF em Cuiabá-MT

Campus Carmo de Minas marca presença na sexta edição da OMIF em Cuiabá-MT

Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2024, 11h05 | Última atualização em Segunda, 10 de Junho de 2024, 11h36

Campus Carmo de Minas marca presença na sexta edição da OMIF em Cuiabá/MT

Evento da Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF) reuniu estudantes de toda a Rede Federal na cidade de Cuiabá (MT). O Campus Carmo de Minas - IFSULDEMINAS foi representado pelo estudante Jonas Vieira Maduro.

Foto1

Nos dias 24, 25 e 26 de maio ocorreu o evento da segunda fase da VI Olimpíada de Matemática das Instituições Federais (OMIF), realizada presencialmente no campus Bela Vista, em Cuiabá, do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT). Participaram na primeira fase 6.438 estudantes de todo o país, destes, 396 foram classificados para a segunda fase. Dos 396 estudantes, 305 compareceram ao evento para realizar a prova final. A primeira fase foi uma prova com 21 questões objetivas (realizada no dia 22 de novembro de 2023 no próprio Campus Carmo de Minas) e a segunda fase foi uma prova composta por 5 questões discursivas.

O Campus Carmo de Minas esteve muito bem representado na segunda fase da OMIF pelo estudante Jonas Vieira Maduro, aluno do 2º ano do curso Técnico Integrado em Informática.

Foto2

A professora de Matemática Renata Maciel dos Reis acompanhou o estudante e participou do evento que contou com palestras, oficinas e minicursos.

“É sempre muito satisfatório poder participar e acompanhar estudantes neste tipo de evento. Perceber o quanto foi marcante para o aluno Jonas a participação no evento da OMIF, bem como a oportunidade de viajar de avião, de conhecer e de conviver com estudantes e professores de todo o Brasil é realmente muito gratificante. Jonas é um aluno muito aplicado e que sua experiência sirva de inspiração para os demais estudantes do Campus. Aproveito para parabenizá-lo mais uma vez por seu desempenho e por sua dedicação. E gostaria de agradecer também ao Campus Carmo de Minas e à Reitoria do IFSULDEMINAS pelo apoio que nos foi despendido para que toda essa experiência se tornasse possível.”

Foto3

O estudante Jonas e a professora Renata viajaram para Cuiabá (MT) com apoio financeiro do IFSULDEMINAS e do Campus Carmo de Minas, que custearam passagens aéreas, além de um auxílio para alimentação. A organização da OMIF, disponibilizou refeições aos estudantes durante os dias do evento e ofereceu alojamento dentro do Campus Bela Vista como dormitório para os alunos.

Foto4

Esta é a sexta edição da OMIF, um projeto que surgiu em 2018 por ocasião dos eventos comemorativos dos 10 anos de criação dos Institutos Federais brasileiros. A próxima edição da OMIF ocorrerá inteiramente em 2025 e ainda não tem local definido para a realização da segunda fase.

Mais informações sobre a Olimpíada podem ser encontradas no site https://omif.com.br/

Foto5

Fotos e Texto: Renata M. Reis