Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Programa Jovens Embaixadores 2025
Início do conteúdo da página

Programa Jovens Embaixadores 2025

Publicado: Sexta, 29 de Novembro de 2024, 11h47 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 11h55

Estudante do Campus Carmo de Minas é selecionada para intercâmbio nos Estados Unidos

projeto filmeRealizar um intercâmbio de duas semanas nos Estados Unidos (EUA) é a experiência que a estudante Michaely Vitória da Silva Santos, do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), vai vivenciar em 2025.

A aluna do Curso Técnico Integrado em Alimentos do Campus Carmo de Minas foi selecionada no Programa Jovens Embaixadores (JE) 2025, uma iniciativa promovida pelo Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, coordenada pela Embaixada e Consulados dos EUA.

Michaely concorreu com cerca de 6.000 candidatos e é uma dos 30 estudantes de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal aprovados na seleção. "Nunca viajei para o exterior, será a minha primeira viagem! Minhas expectativas são muito boas e grandes, pois irá agregar muito em tudo na minha vida, tanto pessoal, quanto profissional. Além de poder ter a chance de praticar e aprimorar meu inglês de forma ativa, ainda poderei apresentar um projeto do qual tenho muito orgulho de fazer parte e que, com certeza, mudou minha vida!", declarou Michaely.

Entenda o Projeto

Criado em 2002, o JE é um intercâmbio de curta duração nos EUA para estudantes, de 15 a 18 anos, da rede pública do Brasil que se destacam em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, perfil de liderança e espírito empreendedor.projeto michaely

Contudo, nesta edição, a seleção do JE teve um diferencial. Como em 2025 o Brasil será sede da Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o JE buscou jovens que estivessem engajados em ações de impacto socioambiental voltadas para o combate às mudanças climáticas.

A jovem de 18 anos inscreveu-se no programa apresentando o projeto no qual é bolsista, no Campus Carmo de Minas, que trata da produção e caracterização de filmes biodegradáveis inteligentes à base de amido. Na indústria alimentícia, esses filmes funcionam como embalagens alternativas aos plásticos convencionais e sua aplicação é uma maneira sustentável de reduzir a produção de resíduos.

Essa vertente de pesquisa é bastante atual e relevante, como explicou a professora Thalita Ferreira Menegassi de Souza, coordenadora do projeto. “O emprego de embalagens biodegradáveis tem sido foco de estudos devido à preocupação crescente com o meio ambiente. Elas podem ser obtidas utilizando como matéria prima o amido, que possui um baixo custo e alta disponibilidade. Contudo, a utilização exclusiva do amido acarreta em um material com baixa resistência mecânica e alta afinidade por água, limitando o seu emprego como embalagem. Uma alternativa para melhorar estas propriedades é a inserção de aditivos, que podem aprimorar a qualidade e prolongar a vida desses filmes e dos alimentos embalados por eles. Dessa forma, o projeto consiste em desenvolver e caracterizar filmes biodegradáveis de amido, com diferentes tipos de aditivos, avaliando suas propriedades e possíveis aplicações no setor alimentício”, descreveu a coordenadora.

projeto grupoDe acordo com a coordenação, o projeto inscrito teve início em 2020 e, desde então, tem sido financiado com fomento interno e externo para o pagamento de bolsas e compra de reagentes e materiais. Atualmente, encontra-se em fase de elaboração dos filmes biodegradáveis e análise das propriedades dos aditivos. Os resultados das pesquisas já foram apresentados em eventos científicos como a 15ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS (2023), o 29º Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise (2023), a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química (2023) e aprovados para exibição na 16ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS (2024).

Seleção

Até o resultado do programa ser divulgado no dia 30 de outubro, Michaely passou por todas as oito etapas do processo de seleção, inclusive uma avaliação escrita e uma entrevista oral, ambas em inglês e feitas de forma online.
O bom desempenho da estudante na seleção não surpreendeu a coordenadora. “A Michaely é muito dedicada e comprometida em tudo que faz, é responsável e atenta. Como pesquisadora, no projeto, ela semanalmente contribui com ideias que obtém de leituras de materiais acadêmicos, como artigos científicos e teses de doutorado. A vivência em um laboratório tem contribuído na construção e aperfeiçoamento do seu pensamento crítico e científico e também na sua comunicação interpessoal”, revelou Thalita sobre o comportamento da discente.

Programaçãoprojeto JE

O JE acontecerá entre 7 e 25 de janeiro de 2025, com início em Brasília para quatro dias de orientação. Já nos EUA, o grupo de jovens embaixadores fará uma breve visita a Washington, capital norte-americana. Na sequência, os participantes serão divididos em turmas e seguirão para uma das seguintes cidades: Pensacola, Flórida; Tulsa, Oklahoma; e Cleveland, Ohio. Nas cidades anfitriãs, cada estudante será recebido por uma família voluntária, proporcionando uma imersão cultural e uma oportunidade única de conhecer o cotidiano dos norte-americanos.

Além disso, a programação inclui oficinas de liderança e empreendedorismo, projetos de impacto socioambiental, encontros com representantes do governo, visitas a escolas locais e apresentações sobre o Brasil e suas regiões.

Com exceção do custo referente à emissão do passaporte, todas as despesas inerentes à participação no JE são custeadas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, como passagens aéreas, seguro viagem, alimentação, hospedagem, entre outras.

Retrospectiva

Michaely é a terceira estudante do IFSULDEMINAS selecionada para o JE. Luisa Manoela Romão Salles e Gabriel Willian Duarte Constantino, então estudantes do Campus Muzambinho, participaram do intercâmbio em 2021 e 2020, respectivamente.

Texto: Renata Cunha
Data: 29/11/2024
registrado em:
Fim do conteúdo da página