Página inicial > Noticias não publicadas > Tecnologias assistivas

Tecnologias assistivas

Dosvox - Sistema computacional baseado na síntese de voz

A biblioteca Murilo Rubião oferece aos seus usuários, nos computadores de uso para pesquisa e realização de trabalhos/pesquisas escolares, o sistema Dosvox que possibilita a comunicação com o deficiente visual através de síntese de voz em português, sendo que o sistema permite a configuração para outros idiomas.

Desenvolvido pelo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Dosvox possibilita um diálogo amigável, através de programas específicos e interfaces. Possui um utilitário denominado Monitvox destinado a auxiliar o acesso às janelas do sistema Windows. Este utilitário tem capacidade de ler automaticamente a maior parte das informações usuais acessadas. Exibi na forma de voz as informações que são apresentadas na tela com diversas possibilidades: ler em síntese de voz o objeto selecionado (ou falando tecnicamente, "em foco"); ler o objeto sobre o qual o mouse está passando; ler as informações completas sobre a janela do programa ativo.