Página inicial > Noticias não publicadas > Criação de e-mail de discente

Criação de e-mail de discente

Considerações Iniciais

Esse tutorial orienta a como criar o e-mail discente e a como alterar a senha de acesso em caso de esquecimento.

Acessando o ID@IFSULDEMINAS

Em seu navegador, abra o link a seguir: ID.IFSULDEMINAS.EDU.BR

Fazer login no ID@IFSULDEMINAS

Para fazer login, siga as instruções abaixo e observe a Figura 1.

1. Preencha o "Usuário" com o seu "CPF";

2. Preencha a "Senha" com a mesma senha utilizada para fazer login no SUAP EDU (Sistema Acadêmico) ou solicite a recuperação de senha clicando no link "Esqueceu a senha";

3. Preencha o "Captcha";

4. Clique no botão "Acessar".

Figura 1: Como fazer login?

Criar email discente 01.png

Após ter realizado login no "ID@IFSULDEMINAS", será exibido uma página contendo algumas informações sobre o aluno e, nessa tela, clique no botão "Criar email discente", como demonstrado na Figura 2.

Figura 2: Informações sobre o aluno.

Criar email discente 02.png

Escolher seu E-mail

"Criar email discente" e nela, selecione uma das 3 opções de e-mail disponíveis pelo sistema como ilustrado na Figura 3.

Figura 3: Tela "Criar email discente"

Criar email discente 03.png

Após escolher seu e-mail discente, será exibido uma notificação como ilustrado na Figura 4 informando que foi enviado uma mensagem para seu e-mail pessoal (o mesmo cadastrado no Sistema Acadêmico) contendo as instruções sobre como acessar o e-mail discente recém criado.

Figura 4: Notificação informando que foi enviado uma mensagem para seu e-mail pessoal.

Criar email discente 05.png

Acessar E-mail Pessoal

Após solicitar a criação do E-mail Discente, na caixa de entrada do seu e-mail pessoal constará uma mensagem enviada pelo IFSULDEMINAS como ilustrado na Figura 5.

Figura 5: Mensagem recebida na caixa de entrada do seu e-mail pessoal.

Criar email discente 06.png

Clique para abrir essa mensagem e observe o "Nome de Usuário" e a "Senha" pois esses dados serão utilizados para fazer o primeiro login no e-mail discente.

Nessa mensagem será exibido também o link de acesso para o e-mail discente, clique nele para acessá-lo como ilustrado na Figura 6.

Também é possível acessar o e-mail discente através do link gmail.com, uma vez que essa conta é gerenciada pelo GMAIL.

Figura 6: Informações para o primeiro acesso ao e-mail discente.

Criar email discente 07.png

Configurar o E-mail Discente

Após clicar no link de acesso ao e-mail discente, será exibido a tela de login ilustrada na Figura 7 e nela, utiliza o nome "Nome de usuário" que foi definido, por exemplo: "Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." - É necessário informar o "Nome de Usuário" completo, ou seja, incluindo o prefixo "@alunos.ifsuldeminas.edu.br".

Após preencher o "Nome de Usuário", clique no botão "Próximo" para continuar.

Figura 7: Tela de login do E-mail.

Criar email discente 08.png

Em seguida, informe a senha de primeiro acesso que foi enviada para a sua caixa de entrada pessoal como ilustrado na Figura 8.

Figura 8: Informando a senha do primeiro acesso

Criar email discente 09.png

Após fazer login, será exibido os termos de uso do serviço de e-mail discente, clique em "Aceitar" como mostrado na Figura 9.

Figura 9: Termos de uso do serviço do E-mail.

Criar email discente 10.png

Por fim, será exibido uma tela para a criação da senha de acesso ao e-mail discente como mostrado na Figura 10 e nela, crie a senha que irá utilizar.

Figura 10: Definir a senha de acesso.

Criar email discente 11.png

Após definir a senha de acesso, será exibido a caixa de entrada do seu e-mail discente como ilustrado na Figura 11.

Figura 11: Tela da caixa de entrada do seu E-mail discente.

Criar email discente 12.png

Caso tenha dúvida sobre como redefinir a senha do E-mail Discente, se necessário, clique aqui.