Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Noticias não publicadas > Campus avançado Carmo de Minas
Início do conteúdo da página

Campus avançado Carmo de Minas

Campus Avançado Carmo de Minas é uma das 50 melhores instituições de ensino médio do Brasil

Escola apresenta  uma das melhores relações aluno/professor da rede federal

 

Foto 01Uma das melhores relações aluno/professor da Rede Federal (77,34 x 1 – PNP 2020);  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 6,7 contra 4,2 do Brasil; 2.046 alunos certificados em cursos técnicos; 2.880 certificados em Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC);  581 alunos formados em turma única no Técnico em Administração EaD e muito mais. E tudo isso em pouco mais de 7 anos de trabalho: esse é o IFSULDEMINAS - campus avançado Carmo de Minas.

Desde 2016  a instituição encontra-se no terreno da chamada Chácara da Conceição, em Carmo de Minas, no coração do Circuito das Águas.  O imóvel, então pertencente ao Cel. Jeronymo Guedes Fernandes, professor, político e agricultor, abrigou, até 1918, a Escola Normal N. Senhora da Conceição. Naquele ano, foi criado no local o primeiro patronato brasileiro: “Patronato Agrícola Delfim Moreira”, graças a um convênio com a União. Ele funcionou até 1969. A partir daí, a propriedade, de 10 hectares, foi arrendada à FUNABEM - Fundação Estadual para o Bem Estar do Menor. Depois, foi cedida à Prefeitura Municipal e, por fim, abriga novamente uma instituição federal de ensino.

 

Como tudo começou

Foto 02Em 27/09/2013, o IFSULDEMINAS manifestou interesse na área, com o propósito de  implantar uma Unidade de Educação Profissional (UEP). A solicitação foi encaminhada ao Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, que fez a prévia autorização.  No ano seguinte, iniciou-se o processo de reestruturação do local para a implantação do campus. De forma concomitante, a UEP foi elevada à categoria Campus Avançado e abertos os editais para composição do quadro de servidores efetivos. Os cursos iniciaram, provisoriamente, em salas cedidas pela prefeitura local. No final de 2015, houve a instalação básica do campus em sua sede.

Ensino regional

Foto 03O campus atende cerca de 20 cidades em um raio de abrangência de 100 km. Desde sua criação destacou-se na área de ensino com o desenvolvimento de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC)  de curta e longa duração.  Atualmente, oferece:  Técnico em Administração e Técnico em Alimentos – Subsequente; Técnico em Informática e Técnico em Alimentos - Integrados ao Ensino Médio; Técnico em Administração Subsequente (EaD), Técnico em Administração Concomitante (EaD) e Bacharelado em Administração – Superior, lançado em 2020, com 35 vagas.

 

MEDIOTEC e PROFUNCIONÁRIO

O Técnico em Administração Concomitante e Subsequente (EaD), por meio do programa MEDIOTEC, atendeu a 11 municípios, e teve como concluídos o quantitativo de 548 alunos. Concomitante ao programa foram abertas turmas institucionais, que acrescentaram a totalização de concluintes, mais 82 alunos. Como contrapartida ao programa PROFUNCIONÁRIO,  o Campus ofereceu o Técnico em Secretaria Escolar (EaD) em 8 cidades, que contou com 407 estudantes.

 

Melhor Relação Aluno x Professor (RAP)

Foto 04campus avançado Carmo de Minas, seguindo o que  preconiza a portaria 246/2016, conta com 20 docentes.  Apesar do quantitativo pequeno, a oferta de cursos é ampla, o que o deixa com um dos maiores indicadores RAP da Rede Federal. São mais de 77 discentes por professor, conforme tabela abaixo. Segundo seu diretor, João Olympio de Araújo Neto, “esse número demonstra o trabalho sério e o esforço empregados pelos servidores, que possuem esse entendimento de que o campus pode e deve servir como uma instituição que possibilita a inserção do maior número possível de alunos, transformando suas vidas pela educação”. 

Destaque-se aí o nível de capacitação dos servidores, composto, além dos 20 professores (13 mestres e 7 doutores), de 13 técnicos administrativos (7 especialistas e 6 mestres). Finalizam a estrutura outros 9 colaboradores terceirizados.

Relação Aluno x Professor (RAP)
Organização
PNP 2018
(ano-base 2017)
PNP 2019
(ano-base 2018)
PNP 2020
(ano-base 2019)
Rede Federal 21,61 23,70 24,24
Campus avançado Carmo de Minas 77.42 45.11 77,34

 

IDEB 6,7: Carmo entre as 50  melhores instituições públicas de ensino médio do país

Foto 05O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 para  estabelecer e acompanhar metas de qualidade educacional, a cada dois anos. Elas são diferenciadas para cada sistema de ensino e escola, com o objetivo de alcançar 6 pontos até 2022, média que corresponde ao sistema educacional dos países desenvolvidos. O IDEB é calculado com base no índice de aprovação dos alunos obtido no Censo Escolar e nas médias de provas de Matemática e Língua Portuguesa, dos anos finais de cada etapa da Educação Básica, de acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).  O Campus Avançado Carmo de Minas participou pela primeira vez em 2019, e obteve 6,7. A avaliação deixou a instituição no ranking das 50 melhores escolas públicas de ensino médio do país, de acordo com o IDEB 2019.

Resultado Ideb 2019 – Ensino Médio 
Brasil  4,2 
Brasil – Rede Estadual  3,9 
Brasil – Rede Privada  6,0 
Minas Gerais  4,2 
Minas Gerais - Rede Estadual  4,0 
Minas Gerais – Rede Privada  6,4 
IFSULDEMINAS Campus Avançado Carmo de Minas 6,7
Fonte: http://ideb.inep.gov.br/resultado/Acesso em: 17 set. 2020

 

Destaque no EaD: 581 formandos técnicos em uma única turma

Foto 06Adaptado para atender estudantes do Ensino Médio em geral (concomitante) e, também aqueles que já concluíram essa etapa (subsequente), o curso técnico em Administração EaD  atende uma faixa etária ampla e classes sociais diversas, de pessoas que ainda não concluíram o ensino médio até pós-graduados. Com duração de 18 meses, permite ao ingressante adaptar-se aos conceitos iniciais (módulo I), avançando para procedimentos de produção, logística, modelagem de negócios e desenvolvimento de estratégias (módulo II), além de aprimorar seu conhecimento financeiro  (módulo III). A última cerimônia de encerramento online, deu-se pelo YouTube no dia 10 de junho deste ano, com a presença de diversas autoridades acadêmicas, entre elas, o reitor do IFSULDEMINAS, professor Marcelo Bregagnoli.

Foto 07“O campus avançado Carmo de Minas é um sonho concretizado. Quando estive aqui com o ex-reitor, professor Sérgio Pedini, há alguns anos, sujeira, mato, prédios abandonados, falta de infraestrutura e dificuldade de acesso eram uma visão desanimadora. No entanto, com muito trabalho e pensando nas milhares de vidas que poderíamos influenciar para o bem, não desistimos. Hoje, o campus se sobressai na rede federal, trazendo ensino gratuito, de qualidade e gerando desenvolvimento regional e  alto valor público à comunidade sul mineira”, enfatiza Marcelo Bregagnoli.

Foto 08João Olympio explica que somando as duas ofertas concluídas, 2017-2019 e 2019-2021, “conseguiu-se obter a conclusão de 1.212 alunos, situação resultante de um trabalho árduo e persistente por parte de todos os envolvidos. Desde o início é feito um acompanhamento próximo a cada aluno, no qual utilizam-se os meios tecnológicos tradicionais, como: plataforma virtual, e-mail, whatsapp, facebook etc. Os tutores analisam a frequência semanalmente e, se necessário, entram em contato individualmente”.

 

Centro Integrado de Educação a Distância - CIEAD

Foto 09O sucesso do ensino à distância no campus propiciou empreender um projeto maior, o  CIEAD , centro integrado que dará apoio e terá estrutura pedagógica e laboratorial para a gravação de videoaulas, entre outras ações voltadas às necessidades dos cursos vigentes e em estruturação. Terá, ainda, duas salas de informática comportando 50 e 25 alunos respectivamente. A primeira fase das obras já está concluída. O CIEAD favorecerá não só o campus, mas toda a estrutura de EaD do Instituto Federal do Sul de Minas.

 

Infraestrutura Geral

Foto 10Atualmente, a instituição possui 10 salas de aulas, salas de professores, coordenação de cursos e DDE, setor de assistência ao Educando, cinco laboratórios de informática,  um laboratório de processamento de  alimentos, laboratório de análise sensorial de alimentos,  de microbiologia de alimentos, de físico-química de grãos, laboratório de ciências; um bloco administrativo com cinco salas, auditório para 350 pessoas,  refeitório, cozinha, salão de jogos, campo de futebol, quadra poliesportiva, sala para atendimento a alunos e reuniões, biblioteca, setor de Tecnologia e estacionamento coberto. Em construção estão o Espaço Maker e a casa dormitório ou chamada casa de intercâmbio, aberta a discentes de outros IFs e países, além de  servir como base para palestrantes e ou servidores em serviço que necessitem pernoitar.

Preservação histórica

Foto 11Destaque na infraestrutura do campus é o Casarão, que recebe  imponente a todos os visitantes. Nele estão localizados a sala do diretor, o prédio administrativo e a biblioteca. Morada oficial da família Guedes Fernandes, o casarão do século XIX é uma relíquia em meio a modernidade da instituição. As reformas, já concretizadas, trouxeram à tona suas particularidades, como as paredes de mais de 60 cm e sua base de pedra (conservados e destacados em redomas de vidro na própria construção).  

Texto: Ascom Reitoria
Fotos: Arquivo do Campus, João Paulo Junqueira Geovanini e Carlos Gabriel Pesoti
Data: 29/06/2021
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página