Página inicial > Noticias não publicadas > NTI - Portfólio de Serviços

NTI - Portfólio de Serviços

Portfólio de Serviços do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) - IFSULDEMINAS Campus Carmo de Minas

O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) do IFSULDEMINAS Campus Carmo de Minas orgulha-se de oferecer uma ampla gama de serviços destinados a apoiar as atividades educacionais e administrativas do campus. Nossa equipe está comprometida em garantir que a tecnologia seja acessível, eficiente e eficaz para todos os membros da nossa comunidade acadêmica. Abaixo, apresentamos um detalhamento dos serviços prestados, divididos em três categorias principais: Gestão, Suporte e Infraestrutura.

Gestão de Tecnologia da Informação

Planejamento Estratégico de TI:

• Desenvolvimento e implementação de planos estratégicos para atender às necessidades de tecnologia do campus a curto, médio e longo prazo.

• Avaliação constante das tendências tecnológicas para incorporação de soluções inovadoras.

Gerenciamento de Projetos de TI:

• Supervisão de projetos de TI, garantindo a entrega dentro dos prazos, orçamentos e especificações.

• Coordenação entre equipes internas e externas para a execução eficaz dos projetos.

Governança e Políticas de TI:

• Estabelecimento de políticas e procedimentos de TI para assegurar o uso adequado dos recursos tecnológicos.

• Garantia de conformidade com regulamentos e leis de segurança da informação.

Levantamento de Itens PGC:

• Levantamento de itens e necessidades de TI, que são registrados no Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações. Esse processo é crucial para garantir a aquisição eficaz de equipamentos, softwares e serviços, alinhando as necessidades do campus com os recursos disponíveis. A gestão proativa e estratégica de contratações permite otimizar o uso de recursos e assegurar a implementação de soluções tecnológicas que atendam às necessidades educacionais e administrativas.

Suporte Técnico

Suporte a Usuários:

• Assistência técnica para estudantes, professores e funcionários em questões de hardware, software e acessibilidade a sistemas.

• Gestão de tickets de suporte, assegurando respostas rápidas e eficientes às solicitações.

Gerenciamento de Usuários:

• Criação, manutenção e gerenciamento de contas de usuário para estudantes, professores e funcionários, assegurando o acesso adequado aos recursos de TI.

• Suporte na recuperação de contas e reset de senhas, garantindo a segurança das informações pessoais e institucionais.

Supervisão e Treinamento de Estagiários:

• Supervisão direta dos estagiários do curso técnico em informática integrado ao ensino médio, promovendo um ambiente de aprendizado prático e produtivo.

• Planejamento e execução de um programa de treinamento específico para estagiários, abrangendo desde fundamentos de TI até procedimentos avançados de suporte e manutenção.

• Acompanhamento e avaliação do desenvolvimento dos estagiários, proporcionando feedback construtivo e orientações para seu crescimento profissional.

• Integração dos estagiários nas atividades diárias do NTI, permitindo que apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e desenvolvam habilidades técnicas e sociais valiosas para o mercado de trabalho.

Manutenção Preventiva e Corretiva:

• Execução de manutenções preventivas para garantir o funcionamento ótimo dos equipamentos.

• Diagnóstico e resolução de problemas técnicos, minimizando interrupções nas atividades acadêmicas e administrativas.

Infraestrutura de Rede e Sistemas

Administração de E-mails Institucionais:

• Gerenciamento da plataforma de e-mail institucional, oferecendo a professores e funcionários um meio de comunicação oficial e seguro.

• Suporte na configuração de e-mails em diferentes dispositivos e plataformas, assegurando a acessibilidade e a facilidade de uso.

Gestão de Rede:

• Manutenção e otimização da infraestrutura de rede do campus, incluindo Wi-Fi, LAN, conectividade à internet e circuito fechado de televisão.

• Monitoramento constante para garantir segurança, desempenho e disponibilidade.

Administração de Sistemas:

• Gerenciamento de servidores, bancos de dados e aplicativos críticos, assegurando operação contínua e segura.

• Implementação de medidas de segurança cibernética, incluindo firewalls, antivírus e políticas de backup.