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Estudantes de Informática participam do 2º Desafio Maker do IFSULDEMINAS

Estudantes de Informática participam do 2º Desafio Maker do IFSULDEMINAS

No dia 23 de outubro, alunos do curso Técnico em Informática do campus Carmo de Minas participaram do 2º Desafio Maker, promovido pelo campus Machado do IFSULDEMINAS. A competição reuniu equipes dos diversos campi do IFSULDEMINAS e o Campus Carmo de Minas foi representado pelas equipes "Os Piá da Informática" e "404 Forbidden".

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Durante o evento as equipes tiveram seis horas para desenvolver soluções criativas com foco na transformação dos campi em ambientes inteligentes, integrados e sustentáveis.  O desafio incentivou a aplicação de conceitos avançados em automação e Internet das Coisas (IoT). As equipes do campus Carmo de Minas fizeram o uso de elementos e conceitos de  robótica e programação, a utilização de componentes de eletrônica analógica e digital, além de explorar tecnologias para o desenvolvimento de aplicações web, conceitos de redes de computadores e banco de dados. O evento foi uma oportunidade para demonstrar, na prática, as habilidades adquiridas ao longo do curso e colocar em uso as tecnologias emergentes abordadas nas aulas.

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A equipe "Os Piá da Informática" composta por Davi Roberto, Enéas Sperle e Pedro Fernandes, desenvolveu um protótipo automatizado para a captação de água da chuva. O projeto utilizou sensores de chuva e de distância, servo motor, displays e LEDs. A solução elaborada pela equipe permitiu identificar automaticamente a ocorrência de chuva, calcular e apresentar o volume de água armazenado e controlar o momento ideal para ativar ou desativar o sistema de captação.

A equipe "404 Forbidden" composta pelos estudantes Emanuel Firmino, Gabriel Campos e Matheus Motta propuseram o “Ecoplay”, um protótipo para promover e incentivar a reciclagem dentro do campus. O projeto combinou tecnologia com gamificação e, a partir de sensores e atuadores, o grupo projetou uma lixeira automatizada. A ideia é fazer com que os usuários da lixeira – estudantes e servidores do campus – fossem recompensados com pontos a cada descarte de material reciclável. Esses pontos poderiam ser trocados por produtos como copos, camisetas, itens escolares, entre outros. Além da lixeira, a equipe desenvolveu também um sistema web que permitia ao usuário acompanhar as bonificações e visualizar os prêmios disponíveis.

O projeto "Ecoplay", da equipe "404 Forbidden", garantiu o terceiro lugar na competição, e o protótipo da equipe "Os Piá da Informática" conquistou a oitava colocação. O professor Antônio, que acompanhou as equipes durante o evento, destacou o desempenho excepcional dos estudantes: "Fiquei muito contente em ver o desempenho e a criatividade dos nossos alunos. Eles demonstraram domínio técnico e aplicaram de forma exemplar os conhecimentos, habilidades e competências adquiridos em diferentes disciplinas. Esse resultado não reflete apenas o talento e a dedicação dos alunos, mas também o compromisso de todos os servidores do campus Carmo de Minas com um ensino de qualidade, colaborativo e integrador."

 

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