Aprovados - Vestibulares 2021
Estudantes do Integrado aprovados em instituições de Ensino Superior federais
No ano de 2021, 66% dos alunos do Campus Avançado Carmo de Minas, que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou vestibulares, foram aprovados em cursos superiores de instituições federais até o momento. Esses estudantes concluíram, na unidade do IFSULDEMINAS, o curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio que, a cada ano, abre 30 vagas de ingresso. Além disso, há discentes que optaram por entrar no mercado de trabalho e já estão atuando em empresas da área.
Os resultados confirmam a potencialidade da organização curricular do Ensino Médio Integrado e o vasto investimento docente e institucional em projetos de Ensino. A seguir, destacam-se alguns deles.
Projetos de Ensino
O ENEM é um dos principais acessos ao ensino superior em variadas instituições. Levando isso em consideração, os professores das disciplinas História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Biologia, Química e Física e a professora da área de Linguagens do Campus Avançado Carmo de Minas realizaram projetos focados na resolução de exercícios relativos ao ENEM e vestibulares com a turma do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Com o objetivo de oportunizar interação e revisão dos objetos do conhecimento, habilidades e competências determinadas pela matriz de referência da avaliação, encontros síncronos por meio da plataforma Google Meet aconteceram ao longo do ano letivo de 2020.
As professoras Gilze Belém Chaves Borges e Isabel Cristina Vieira Bento Bastos desenvolveram e aplicaram um projeto com oficinas voltadas à resolução de exercícios e problemas envolvendo os conteúdos mais exigidos nas provas do ENEM e de Vestibulares Seriados, resolução de questões de provas anteriores comentadas e revisão de conteúdos de Química e Física, de forma a desenvolver conhecimentos e habilidades dos alunos, para que se sintam seguros ao se prepararem para os processos a que serão submetidos, integrando os conteúdos de Ciências da Natureza.
Os demais professores Paula Ribeiro Ferraz Arruda, João Uilson Vieira Filho, Renata Maciel dos Reis, Luis Gustavo Martinez dos Santos e Siméa Paula de Carvalho Ceballos realizaram diferentes projetos envolvendo variadas metodologias com o objetivo de auxiliá-los na trajetória de preparação, tanto no tocante ao conhecimento quanto aos aspectos emocional e humano dos discentes. Todo o envolvimento e comprometimento dos estudantes e professores nessa importante etapa foram refletidos em resultados significativos.
Segundo Paula Ribeiro Ferraz Arruda, professora de História e Geografia do Campus Avançado Carmo de Minas, "o projeto de ensino foi pensado como um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares e vestibulares seriados do ciclo 2020/2021, com o objetivo de revisar os conteúdos de História do Ensino Médio; ampliar a discussão de temas que envolvem o conhecimento histórico também de forma ampla, difusa e cotidiana; analisar os temas que mais aparecem; compreender o tipo de abordagem de alguns exames e compartilhar sugestões para o bom desempenho dos alunos. O projeto foi bem acolhido por muitos discentes do 3º ano, que participaram ativamente dos plantões e também trouxeram sugestões".
O Campus Avançado Carmo de Minas parabeniza os concluintes do ano de 2021, deseja muito sucesso e novos desafios em suas trajetórias.
Depoimentos de estudantes
Dhawanny Souza – Trabalho: Logística em Empresa Provedora de Internet – Aprovação em Direito UFJF / PUC Minas
"Mesmo sendo uma escola voltada para o ensino profissionalizante em Informática, o IF foi muito importante em relação a abrir minha mente para o mundo dos vestibulares, das universidades e como estudar para ter um diploma universitário poderia abrir inúmeras portas para mim. Desse modo, tanto os plantões voltados para conteúdos de vestibulares, quanto para a resolução de exercícios foram extremamente importantes para que eu me sentisse preparada na hora das provas. Além disso, as aulas possuem uma qualidade impecável, com foco não apenas em passar a matéria para nós e marcar um 'check' no conteúdo programático, mas sim em nos ensinar de maneira eficiente e inesquecível. Por fim, meu agradecimento mais especial vai para a Oficina Redação da professora Siméa, a qual além de nos instruir a escrever de forma culta, também nos mostrou como o conhecimento de mundo, ou seja, a leitura, as artes, a cultura e a informação são necessárias para nos tornarmos cidadãos consciente e críticos."
Guilherme Abraão – Trabalho: Suporte Técnico Empresa Provedora de Internet – Aprovação em Engenharia de Software - UFG / Ciência da Computação - UFJF
"No IF, nós somos preparados para o vestibular desde o começo do primeiro ano do ensino médio, mas também é uma atitude que vem dos alunos, pedindo para aos professores nos horários de plantões e atendimentos corrigirem provas e passarem matérias do vestibular. Além de aulas, tínhamos oficinas e grupos de estudos entre os alunos.”
Laura Maria Pinto Lessa – Aprovação em Psicologia UFF / PUC Minas
“O Instituto foi capaz de, em três anos, construir uma base sólida de conhecimento e também de propiciar experiências que vão além do campo estudantil. Todos os professores, apesar dos contratempos nesse ano atípico (2020), providenciaram aos alunos o melhor ensino possível, respeitando sempre o limite e saúde mental dos estudantes. Além disso, a preparação para vestibulares foi uma das prioridades escolhida pela instituição. Sendo assim, plantões com esse intuito foram criados para, principalmente, resolver questões e debater assuntos importantes e pertinentes. Por fim, o IF não somente cria estudantes, mas sim cidadãos conscientes e com uma visão de mundo ampliada, através de palestras e atividades ofertadas pela escola, mesmo em tempos de pandemia. O Instituto busca não somente educar, mas também conscientizar.”
Conheça os alunos aprovados em 2021
Redes Sociais