Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias > Aprovados - Vestibulares 2021
Início do conteúdo da página

Aprovados - Vestibulares 2021

Publicado: Quinta, 20 de Maio de 2021, 11h37 | Última atualização em Quarta, 26 de Maio de 2021, 08h26

Estudantes do Integrado aprovados em instituições de Ensino Superior federais

banner alunos aprovados Banner 300x200 Alunos aprovados Carmos de MinasNo ano de 2021, 66% dos alunos do Campus Avançado Carmo de Minas, que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) ou vestibulares, foram aprovados em cursos superiores de instituições federais até o momento. Esses estudantes concluíram, na unidade do IFSULDEMINAS, o  curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio que, a cada ano, abre 30 vagas de ingresso. Além disso, há discentes que optaram por entrar no mercado de trabalho e já estão atuando em empresas da área.

Os resultados confirmam a potencialidade da organização curricular do Ensino Médio Integrado e o vasto investimento docente e institucional em projetos de Ensino. A seguir, destacam-se alguns deles.

Projetos de Ensino

O ENEM é um dos principais acessos ao ensino superior em variadas instituições. Levando isso em consideração, os professores das disciplinas História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Matemática, Biologia, Química e Física e a professora da área de Linguagens do Campus Avançado Carmo de Minas realizaram projetos focados na resolução de exercícios relativos ao ENEM e vestibulares com a turma do 3º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Com o objetivo de oportunizar interação e revisão dos objetos do conhecimento, habilidades e competências determinadas pela matriz de referência da avaliação, encontros síncronos por meio da plataforma Google Meet aconteceram ao longo do ano letivo de 2020.

As professoras Gilze Belém Chaves Borges e Isabel Cristina Vieira Bento Bastos desenvolveram e aplicaram um projeto com oficinas voltadas à resolução de exercícios e problemas envolvendo os conteúdos mais exigidos nas provas do ENEM e de Vestibulares Seriados, resolução de questões de provas anteriores comentadas e revisão de conteúdos de Química e Física, de forma a desenvolver conhecimentos e habilidades dos alunos, para que se sintam seguros ao se prepararem para os processos a que serão submetidos, integrando os conteúdos de Ciências da Natureza.

Os demais professores Paula Ribeiro Ferraz Arruda, João Uilson Vieira Filho, Renata Maciel dos Reis, Luis Gustavo Martinez dos Santos e Siméa Paula de Carvalho Ceballos realizaram diferentes projetos envolvendo variadas metodologias com o objetivo de auxiliá-los na trajetória de preparação, tanto no tocante ao conhecimento quanto aos aspectos emocional e humano dos discentes. Todo o envolvimento e comprometimento dos estudantes e professores nessa importante etapa foram refletidos em resultados significativos.

Segundo Paula Ribeiro Ferraz Arruda, professora de História e Geografia do Campus Avançado Carmo de Minas, "o projeto de ensino foi pensado como um curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio, vestibulares e vestibulares seriados do ciclo 2020/2021, com o objetivo de revisar os conteúdos de História do Ensino Médio; ampliar a discussão de temas que envolvem o conhecimento histórico também de forma ampla, difusa e cotidiana; analisar os temas que mais aparecem; compreender o tipo de abordagem de alguns exames e compartilhar sugestões para o bom desempenho dos alunos. O projeto foi bem acolhido por muitos discentes do 3º ano, que participaram ativamente dos plantões e também trouxeram sugestões".

O Campus Avançado Carmo de Minas parabeniza os concluintes do ano de 2021, deseja muito sucesso e novos desafios em suas trajetórias.

 

Depoimentos de estudantes Dhawanny Souza Direito UFJF PUC Minas

Dhawanny Souza – Trabalho: Logística em Empresa Provedora de Internet – Aprovação em Direito UFJF / PUC Minas

"Mesmo sendo uma escola voltada para o ensino profissionalizante em Informática, o IF foi muito importante em relação a abrir minha mente para o mundo dos vestibulares, das universidades e como estudar para ter um diploma universitário poderia abrir inúmeras portas para mim. Desse modo, tanto os plantões voltados para conteúdos de vestibulares, quanto para a resolução de exercícios foram extremamente importantes para que eu me sentisse preparada na hora das provas. Além disso, as aulas possuem uma qualidade impecável, com foco não apenas em passar a matéria para nós e marcar um 'check' no conteúdo programático, mas sim em nos ensinar de maneira eficiente e inesquecível. Por fim, meu agradecimento mais especial vai para a Oficina Redação da professora Siméa, a qual além de nos instruir a escrever de forma culta, também nos mostrou como o conhecimento de mundo, ou seja, a leitura, as artes, a cultura e a informação são necessárias para nos tornarmos cidadãos consciente e críticos."

 

Guilherme Abraão Engenharia de Software UFG e Ciência da Computação UFJFGuilherme Abraão – Trabalho: Suporte Técnico Empresa Provedora de Internet – Aprovação em Engenharia de Software - UFG / Ciência da Computação - UFJF

"No IF, nós somos preparados para o vestibular desde o começo do primeiro ano do ensino médio, mas também é uma atitude que vem dos alunos, pedindo para aos professores nos horários de plantões e atendimentos corrigirem provas e passarem matérias do vestibular. Além de aulas, tínhamos oficinas e grupos de estudos entre os alunos.”

 

 

Laura Maria Pinto Lessa – Aprovação em Psicologia UFF / PUC MinasLaura Lessa Nota Psicologia UFF

“O Instituto foi capaz de, em três anos, construir uma base sólida de conhecimento e também de propiciar experiências que vão além do campo estudantil. Todos os professores, apesar dos contratempos nesse ano atípico (2020), providenciaram aos alunos o melhor ensino possível, respeitando sempre o limite e saúde mental dos estudantes. Além disso, a preparação para vestibulares foi uma das prioridades escolhida pela instituição. Sendo assim, plantões com esse intuito foram criados para, principalmente, resolver questões e debater assuntos importantes e pertinentes. Por fim, o IF não somente cria estudantes, mas sim cidadãos conscientes e com uma visão de mundo ampliada, através de palestras e atividades ofertadas pela escola, mesmo em tempos de pandemia. O Instituto busca não somente educar, mas também conscientizar.”

 

Conheça os alunos aprovados em 2021

Texto: Arthemisa Freitas Guimarães Costa – Pedagoga do Campus Avançado Carmo de Minas 
e Fernanda da Silva Antonio – Coordenadora e Professora do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, com revisão da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 21/05/2021
Atualização: 25/05/2021
registrado em:
Fim do conteúdo da página