Página inicial > Noticias não publicadas > Potencialidade do Integrado

Potencialidade do Integrado

A potencialidade dos cursos Técnicos Integrados

potencialidade integradoO Campus Avançado Carmo de Minas, atualmente, possui 57.64% de alunos matriculados em cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio. Esse percentual expressivo representa uma escolha da comunidade escolar que, no ano de 2015, optou pela oferta de cursos técnicos integrados indo ao encontro da Lei 11.892/2008 de criação dos Institutos Federais, que prevê a oferta de 50% das vagas destinadas à educação técnica, preferencialmente integrada ao Ensino Médio.

A proposta dos cursos Técnico em Alimentos e Técnico em Informática Integrados ao Ensino Médio tem como objetivo a integração entre a formação geral e a formação técnica, no sentido da superação do dualismo, com o esforço em avançar e qualificar a escola técnica para além de aprender o ofício, ultrapassando as fronteiras do trabalho intelectual e manual. A proposta de integração curricular nos cursos contempla um projeto de educação profissional comprometido com a formação humana. Este modelo oportuniza, ainda, que os alunos tenham a possibilidade de dedicarem-se às atividades de pesquisa, extensão e realizarem estágios, orientados por educadores muito qualificados, comprometidos e com dedicação exclusiva à instituição.

De acordo com Arthemisa Freitas Guimarães Costa – Pedagoga do Campus Avançado Carmo de Minas, "os resultados confirmam a potencialidade da organização curricular do Ensino Médio Integrado. Os estudantes concluem seus cursos com sólida formação geral e como profissionais técnicos em suas áreas, possibilitando que ingressem no mundo do trabalho e/ou continuem sua trajetória no Ensino Superior".

Depoimentos dos EstudantesJuan Belieni Ciência de Dados FGV EMAp

Juan Beliene – Trabalho: Desenvolvedor Web - Social Comics FGV/ Aprovação em Ciências de Dados FGV EMAp

“Para começar, eu entrei no Instituto Federal principalmente devido ao Técnico em Informática, por ser uma área que já me despertava bastante interesse desde sempre. Eu já tinha um pouco de experiência com programação e desenvolvimento de software antes de começar o Ensino Médio, mas no IF eu consegui me desenvolver bem mais, tanto por ter um ambiente já focado nisso, quanto por estar estudando com pessoas que também possuíam o mesmo interesse. Com o tempo consegui realizar alguns projetos que me deram uma boa experiência naquilo que estava aprendendo, além de ter auxílio dos professores para os meus estudos na área. Penso que todos esses fatores foram bastante importantes para eu decidir de fato escolher seguir na área de computação e, agora, focar também em matemática e estatística na graduação, por estar cursando Ciência de Dados.”

Oseias Souza Engenharia da Produção UFJF e História UNIVÁSOséias de Souza e Silva – Trabalho: Secretário Administrativo – Aprovação em Engenharia da Produção UFJF

“O IFSULDEMINAS, ao aliar o Ensino Técnico com o propedêutico proporcionou a mim e aos demais alunos uma formação ampla e de qualidade, pautada na seriedade e na criticidade com a qual foi tratado cada tema proposto a ser estudado, buscando sempre extrair de cada um de nós a reflexão e a aplicabilidade em nosso cotidiano. Tal fato, é explicado pela excelência no ensino e comprometimento de todos os educadores. Durante os 3 anos de estudos, tive a oportunidade de ser instigado a estudar mais e a ir além da sala de aula. Muitos paradigmas foram quebrados e ao buscar entender o outro, me colocando em seu lugar, pude entender a complexidade do mundo que nos cerca e me tornar mais tolerante, entendendo qual é o meu papel frente à sociedade. O Ensino Técnico me ajudou, e me ajuda a observar as situações com calma buscando o melhor caminho para solucioná-las. Enfim, estudar no IF Carmo de Minas foi uma das melhores experiências da minha vida e vou guardar com carinho cada aprendizado e cada momento que tive a oportunidade de viver ali.”

Guilherme Abraão – Trabalho: Suporte Técnico Empresa Provedora de Internet – Aprovação em Engenharia de Software - UFG / Ciência da Computação - UFJFGuilherme Abraão Engenharia de Software UFG e Ciência da Computação UFJF

“O IF abre muito a mente para o mundo, por exemplo, vemos como é o mercado de trabalho (de acordo com o curso escolhido) através dos estágios e projetos. Quebrando a barreira do preconceito e conscientizando os alunos sobre o problema, trazendo temáticas diversas para dentro e fora da sala de aula, como o novembro negro. Uma leve pressão, que todo estudante tem, de pensar mais no futuro, questão de vestibular, faculdade, mercado de trabalho e diversos outros assuntos. Os professores são excelentes e super didáticos, confesso também que é bem puxado, mas temos aulas diversificadas como em laboratórios de informática e química, aulas ao ar livre, rodas de leitura. As aulas são muito bem planejadas, com softwares, slides, livros e vários outros recursos. Os professores se tornam nossos amigos, se preocupam com a gente e fazem de tudo ao alcance deles para ajudar. Apesar de existir essa divisória entre aluno e professor, já brincamos bastante e levamos uns puxões de orelha também".

Texto: Arthemisa Freitas Guimarães Costa – Pedagoga do Campus Avançado Carmo de Minas
e Fernanda da Silva Antonio – Coordenadora e Professora do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, com revisão da Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS
Data: 27/05/2021